quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Photoshop


O primeiro trabalho que nós, alunos do primeiro período de Arquitetura e Urbanismo, especificamente da disciplina Plástica e Expressão Gráfica e da disciplina Informática, tivemos que realizar foi a edição de uma fotografia de forma que captássemos a essência de um dos nossos colegas, escolhido aleatoriamente ou não.
O meu colega foi o Calvin.
Conversando com o Calvin, pude constatar que este tem como principal característica, à primeira vista, a sua personalidade mais introvertida. Desde então decidi que, ao representá-lo por meio de uma foto, usaria cores mais leves que remeteriam a esse detalhe.
Além desse traço, uma coisa me chamou a atenção: o seu olhar. Calvin, como os outros alunos devem ter percebido, tem um penetrante olhar azul. Como eu não conheço Calvin o suficiente para representá-lo artisticamente me baseando apenas na sua personalidade, decidi usar este atributo físico como ponto de partida. Assim, usando um artifício do Photoboot, destaquei um dos seus olhos.
Com o Photoshop, trabalhei as cores da foto, para criar um contraste entre o seu olhar e o fundo da foto. Aumentei o azul do seu olhar para destacá-lo ainda mais e, em relação ao fundo, primeiramente diminui o seu brilho, para que o observador fosse guiado primeiramente para o olho. Em seguida, pensei em trabalhar com um tom azul claro, mas usando essa tonalidade o olhar seria camuflado e, além disso, o tom azul traria um efeito de frieza que Calvin não apresenta - apesar da sua timidez, é uma pessoa receptiva. Resolvi, então, usar a cor rosa.
As faixas mais escuras do fundo são um efeito do aplicativo do Photoboot. Inicialmente pensei em clareá-las, mas, conversando com Calvin, descobri que um dos seus estilos musicais preferidos é o Metal, ou seja: é provável que, por trás da sua aparência inofensiva, se esconda alguém com personalidade forte. Dessa forma, descobri que as faixas representam bem essa dualidade pouco evidente da sua personalidade e decidi mantê-las.
É isso aí. :)

Primeira edição: 16 de Agosto




A ideia de representar o Calvin usando o seu atributo físico que mais se destaca e levando em consideração a sua personalidade para determinar as cores predominantes continua a mesma; o que mudou foi a representação gráfica: construí uma imagem que segue o rumo da conversa que tivemos no dia em que a proposta surgiu.
Ainda não está do jeito que eu gostaria que estivesse. Em breve, uma nova edição.

Segunda edição: 18 de Agosto




Mesma ideia, mas dessa vez usei alguns filtros do photoshop para tornar o primeiro mosaico visualmente mais interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário