
O Departamento de Design Interations (Design de Interações), da Royal College of Art, uma tradicional universidade britânica reconhecida mundialmente pela excelência de seus cursos de pós graduação nas áreas de artes e design, estuda design abordando não a já ultrapassada lógica de que o designer é um mero profissional que deve desenvolver um design que atenda à demanda de resolução de um problema proposta por um usuário ou um grupo de usuários, mas sim a nova lógica de que o designer deve ser responsável e visionário, analisando todos os possíveis impactos sociais, culturais e éticos dos seus projetos.
O curso ministrado pelo Departamento forma profissionais capazes de lidar principalmente com as tecnologias emergentes em eletrônica, computação e biologia, analisando-as criticamente e desenvolvendo designs que harmonizem e enriqueçam a relação entre essas novas tecnologias, cada vez mais essenciais no mundo moderno, e os indivíduos que delas usufruem. Em suma, os alunos são incentivados a propor alternativas para o estado quase letárgico em que as atuais tecnologias disponíveis no mercado para a maior parte da população deixam os usuários. Na verdade, o próprio termo "usuário" é abandonado logo no início, pois eles "prefer to think of both users and designers as, first and foremost, people" (preferem pensar em usuários e designers como, primeiramente e mais importante, pessoas).
Dentre os trabalhos disponibilizados no site (http://www.interaction.rca.ac.uk/), os que mais me chamaram a atenção foram:
Sensor Poetics, por Kjen Wilkens, apresenta um dispositivo que analisa o clima de uma determinada área, coletando e armazenando informações a respeito da luz, temperatura, umidade e qualidade do ar, que podem ser consultadas posteriormente, auxiliando fotos e videos a reproduzir de forma mais detalhada momentos importantes.

http://www.kjenwilkens.com/projects/sensor-poetics
Personal Crunchology, também de Kjen Wilkens, é a ideia de uma ferramenta que poderia ser usada para coletar informações pessoais de alguém na internet, traçar um perfil psicológico desse alguém e, a partir daí, fazer previsões para o futuro desse indivíduo tendo como base cálculos matemáticos e comparações realizadas pelo programa. Com essa ideia, Kjen faz um alerta à automatização a que podem ser submetidas as relações humanas estabelecidas em um mundo de muitos dados e pouca privacidade.

http://www.kjenwilkens.com/projects/personal-crunchology
SMELL++, de James Auger, é um projeto desenvolvido com o objetivo de chamar a atenção para a importância de retomar o olfato como um sentido importante para a nossa sobrevivência, pois pesquisas científicas recentes mostraram a importância da análise do odor na composição de diagnósticos mais precisos.

http://www.interaction.rca.ac.uk/james-auger/smell
Interaction Design Institute IVREA
Bom, o site está praticamente desativado, por isso apresento apenas videos encontrados no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=LvCrZNDC4BY
http://www.youtube.com/watch?v=5SUJMhDsaR0
IDEO
IDEO é uma consultora em design e inovação sediada em Palo Alto, na Califórnia.
Entrevista muito interessante e inspiradora de um brasileiro, formado em Design Industrial, que trabalha no IDEO:
http://karinedrumond.wordpress.com/2009/12/14/entrevista-com-fabricio-dore-designer-da-ideo-2/
Video sobre o futuro dos livros na visão dos designers da IDEO:
http://vimeo.com/15142335
Tu Delft
A Tu Delft localiza-se na Holanda. Fundada em 1842, é a mais velha universidade técnica pública do país. Com oito faculdades e numerosos institutos de pesquisa, ela abriga mais de 15 mil estudantes, e está entre as melhores universidades do mundo no campo da tecnologia.
http://www.youtube.com/watch?v=e5ycPQ2Iy68&feature=player_embedded


